terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ponta da Fruta... hum

Sempre me disseram que o melhor pedaço da fruta é a ponta... mais doce e rica.
Bem, esse pedaço pequeno e simples do Espírito Santo é mesmo cheio de doces e gostosas lembranças.
Foi numa Semana Santa animada, na boa companhia de pessoas queridas que foram comigo e as que encontrei por lá... já também conhecidas e com histórias há muito guardadas no baú da memória.
Conversa posta em dia, fotos tiradas, compras feitas, casa arrumada, hora de desbravar Ponta da Fruta.

Da rua de chão batido que nos leva ao mar, um pulinho só...
Praia, sol, mar aberto, tudo isso tem por lá, mas nenhum outro lugar apresenta o desafio da Sereia. Caminhada com passos contados. 6 mil quinhentos e 80, só de ida... uffa.
- Aos menos avisados vale a dica: uma garrafinha de água e um lanchinho são uma boa pedida! E não esquecer também: avisar aos mais espreguiçadeiros que a caminhada é longa e demorada evita o martírio da espera de quem fica, e a cobrança desnecessária da preocupação pela demora

Pertinho de Vila Velha e Vitória, aonde, à noitinha, surgem as alternativas de boa comida e uma feirinha, claro, encontrei coisinhas pra os que não fizeram  mesma rota no feriadão... e, também, é claro, me apaixonei por um artesanato em especial.



Esse aí, bem elaborado, bordado a mão. Lindo!

Descobri na conversa prazerosa com a artesã que as costureiras do lugar se unem pra coser lembrancinhas em pedacinhos de pano que a gente fica olhando, admirando, querendo um de cada cor...
e a barriga avisa... fome.
Batalha por uma mesa em um dos badalados restaurantes do lugar. A espera é pela moqueca capixaba. Hum... de lamber os dedos, os 10!
Caminhada na praia, roda de capoeira, água de coco e Ponta da Fruta... doce. Muito doce.

Mais um dos 12 lugares pra se conhecer em 2012.
Dentro do prazo. A meta mais difícil é mesmo postar as viagens, nesse tempo que me falta.... mas eu vi quando fui... e vou ver muito mais.