quinta-feira, 18 de julho de 2013

"Salve Salvador!"

Ei pessoal!
Feliz novas viagens de 2013! Rsssss
Bem, cá estou sem terminar as postagens de 2012...
mas, com o correr das horas, se eu não começar logo a falar sobre os novos lugares de 2013 o ano termina e eu fico devendo mais 13...
Pra começar é isso aí...
Salve Salvador!


Fantástica a magia do lugar. Ainda que eu tenha me "derretido" ladeira abaixo em meio ao 'fervilhão' de gentes, sons, cores e axés.
Me derreti de calor e quase tive um 'treco' numa das ladeiras a caminho do belíssimo Pelourinho... colorido e lindo. Com seus solares seculares, suas sacadas coloniais e belas paragens para foto divertidas... 



- As portas de lá?
Puxa como são bonitas também...




e as janelas que se abrem para história adormecida, de um povo que acordou logo depois que deixamos a cidade... ainda bem!
Duas vezes 'ainda bem': porque acordou e porque eu não estava mais por lá pois acho que iria morrer com aquele ritmo. Um ritmo baiano que muitos dizem ser devagar! Pode até ser, mas é constante! Uma constância que tirar o fôlego até de mineiros, especialmente os de boca aberta e queixo caído em acarajés arrebatadores e arretados.
-Ê pimenta brava gente! Mas, bom demais!


E só não tem foto porque a boca ficou grande demais para abocanhar tudo de uma vez e porque o queixo tava com um pouquinho (lambuzado mesmo) de dendê!
- Ô delícia, gente!
Além do colorido e divertido vai e vem barulhento do povo baiano, a cor e o barulho do mar de lá são também um parágrafo à parte...
Tirando o verde e amarelo da bandeira, o azul e o verde do mar que quebra na praia...
" é bonito..." Caymmi já dizia! Bonito demais!


E quando a tarde engole o sol naquele horizonte deslumbrante, gente, também é demais! Itapuã, desculpem, nem tanto, mas o mar de lá, ainda é mesmo, lindo mesmo!
Esse pedaço bão da Bahia que eu não conhecia tem sim um bocado de coisa boa... um museu extremamente cuidado com uma sala cheia de uma coisa que nos enche de orgulho:  diversidade da nossa mata, catalogada numa coleção de mais de 600 livrinhos de madeira. Isso mesmo, uma coleção de livrinhos entalhados nas mais de 600 espécies de árvores que existem (existiam?) no Brasil.
Tem praças cheias de monumentos,


...ruas com copas fechadas em cima...


Ah, tem tanta, tanta coisa linda em Salvador que um finalzinho de semana só é corrido demais até para contar.

Vou ter que voltar lá!
- Não vamos?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário